Público em Geral

Doenças Urológicas

Próstata: Hiperplasia, Câncer

28/02/2015

A principal função da próstata é armazenar e secretar um fluido claro que constitui 10-30% do volume do fluido seminal, que, junto com os espermatozóides, constitui o sêmen. O Resto do fluido seminal é produzido pelas duas vesículas seminais.

Dentre as doenças da próstata podemos destacar a hiperplasia, o câncer de próstata e a prostatite.

O câncer de próstata ocorre quando as células da próstata sofrem mutações e começam a se multiplicar sem controle. Estas células podem se espalhar (metástase) a partir da próstata em direção a outras partes do corpo, especialmente ossos e linfonodos. A grande maioria dos casos evolui silenciosamente sem causar sintomas até que haja disseminação da doença. Exames regulares de toque retal e dosagem de antígeno prostático específico (PSA) são recomendados para homens a partir dos 40 a 50 anos de idade, para detecção precoce da doença.

Pode ser tratada com cirurgia, radioterapia, terapia hormonal, entre outros.

A hiperplasia benigna da próstata (HBP) ou hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma condição médica caracterizada pelo aumento benigno da próstata que normalmente se inicia em homens com mais de 40 anos. Quando suficientemente largos, os nódulos comprimem o canal uretral causando obstrução da uretra, desta maneira interferindo no fluxo normal da urina. Os sintomas mais comuns são jato urinário fino, dificuldade para iniciar a micção, acordar a noite para urinar, interrupção do fluxo urinário durante a micção, urgência para urinar, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

Pode ser tratada com medicações orais ou cirurgia.

Prostatite é a inflamação da próstata. Pode ter origem bacteriana ou não-bacteriana e serem sintomáticas ou assintomáticas.

As prostatites são tratadas de acordo com o tipo de prostatite diagnosticado pelo médico. Podem ser utilizados medicamentos antibióticos, anti-inflamatórios, alfa-bloqueadores, analgésicos, entre outros. 





« Voltar

Redes Sociais

Curta!

Siga!

Participe!


Compartilhar







Publicidade