Público em Geral

Doenças Urológicas

Rim, ureter e bexiga: Cálculos, Câncer

28/02/2015

Os cálculos renais são formações sólidas de sais minerais e outras substâncias, como oxalato de cálcio e ácido úrico. Essas cristalizações podem migrar pelas vias urinárias causando dor e outras complicações. Os sintomas mais comuns são dor lombar e sangramento na urina (hematúria). Os cálculos podem atingir os mais variados tamanhos, sendo este um dos principais fatores para o tratamento. Cálculos podem se apresentar em qualquer localização do trato urinário: Rim, ureter, bexiga ou uretra. O cálculo renal é também chamado de litíase urinária ou urolitíase.

O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico.

O câncer de rim ou carcinoma de células renais é uma neoplasia maligna que não costuma apresentar sintomas, sendo diagnosticado, na maioria das vezes, através de exames de imagem realizados por outra finalidade. Porém, se ele crescer demais, pode causar dor, inchaço ou sangue na urina. Seu tratamento é cirúrgico, podendo ser necessária outra forma de tratamento complementar.

O câncer de bexiga é uma neoplasia maligna que cursa, geralmente, com sangramento na urina e está muito relacionado ao tabagismo. Exames de imagem podem evidenciar a tumoração na bexiga, que deve ser retirada cirurgicamente por endoscopia. Em casos invasivos pode ser necessária a retirada completa da bexiga.





« Voltar

Redes Sociais

Curta!

Siga!

Participe!


Compartilhar







Publicidade