Público em Geral

Urologista

Urologia é uma especialidade cirúrgica da medicina que abrange o trato urinário de homens e mulheres e o sistema reprodutor dos homens. Os médicos que possuem especialização nesta área são os urologistas, sendo treinados para diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos.

Convém lembrar que o urologista não é somente o "médico do homem", já que os órgãos estudados por eles incluem os rins, ureteres, bexiga urinária, uretra, presentes em ambos os sexos, além dos órgãos do sistema reprodutor masculino (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis).

As adrenais acabaram entrando na especialidade devido ao aspecto cirúrgico das doenças tumorais das supra-renais. Quando tem indicação cirúrgica de tumor de supra-renal o endocrinologista encaminha para o urologista.

A urologia combina o acompanhamento de condições não-cirúrgicas como, por exemplo, infecções do trato urinário, e de condições cirúrgicas, como a correção de anomalias congênitas e o tratamento cirúrgico de cânceres. É comum a confusão entre o urologista e o nefrologista, porem o nefrologista é responsável somente pelos distúrbios clínicos do sistema urinário, enquanto o urologista atua tanto na parte clínica quanto na cirúrgica.

« Voltar

Redes Sociais

Curta!

Siga!

Participe!


Compartilhar







Publicidade